17 de mai. de 2016

DESdomadora de Bichos - jogo dramático que busca desenvolver a autodefesa de crianças em situações de risco\violências sexuais


DESdomadora de Bichos - jogo dramático que busca desenvolver a autodefesa de crianças em situações de riscos\violências sexuais

Objetivo:
Ajudar crianças a discernirem em cada situação de risco\violência qual mecanismo de defesa é mais protetivo.


1) Aquecimento inespecífico





Apresentação da DESdomadora de Bichos

- Sou parecida com aquele artista de circo que doma animais. Só que não uso chicote. Não quero que os bichos me obedeçam por medo ou dor. Meu oficio é outro, quero que os bichinhos aprendam a se defender dos perigos da maneira mais inteligente e segura possível. Por isso uso apenas essa sobrinha de corações verdes.

DESdomadora de Bichos cumprimenta a meninada com bom dia ou boa tarde. A seguir pede que cada menino ou menina a cumprimente com o som de um animal que querem ser.



2) Aquecimento específico




Em um breve relato, conta que cada bicho tem um jeito de se defender, uns têm grandes dentes e outros pernas cumpridas ou ágeis para fugir de um ataque.

DESdomadora de Bichos brinca um pouco com esta estória, dando exemplos de vários tipos de mecanismos de defesa. Exemplos: camuflagens, fingir de morto, urros estridentes, venenos, garras, espinhos, dentes, casco duro, dentre outros.

E segue a estória esclarecendo que o bicho menina\menino também precisa ficar fera em autodefesa.

Observação: caso o tema da violência sexual não tenha sido trabalhado anteriormente, conversar com as crianças sobre esse tema (riscos, tipos de violências que podem acontecer e esclarecer dúvidas)


3) Dramatização





DESdomadora de Bichos pergunta quem quer ser voluntário em uma brincadeira de faz de conta. 




Definido os participantes, a DESdomadora de Bichos pede a cada criança que escolha que bicho quer ser*. Feita a escolha, a diretora pede que os(as)  voluntários (as) busquem uma situação de risco ou de ataque que envolva o tema da violência sexual. 

A cada situação narrada ou dramatizada pelo “bicho criança”, a DESdomadora de Bichos faz a seguinte pergunta:

Como o bicho que você é pode se defender nessa situação de risco\violência?




A partir das respostas das crianças esclarecimentos devem ser feitos no sentido apontar vantagens e desvantagens de cada modalidade de autodefesa.


4) Compartilhar

As crianças contam uma para as outras como se sentiu na brincadeira e como foi usar seu mecanismo de defesa.

5) Processar

Diretora e participantes (protagonistas e público) dialogam sobre as dúvidas presentes, os sentimentos e as percepções que a brincadeira despertou em cada um.  

Autora: Cida Alves 

__________________________

  
*Na Escola Municipal Engenheiro Antônio Felix muitas crianças quiseram brincar, por isso foi sugerido que se agrupassem em bandos de bichos. 

Esclarecimento: em razão do pouco tempo disponível as duas etapas finais não aconteceram na Escola Municipal Engenheiro Antônio Felix. Após as narrativas das situações de risco\violência e as propostas de autodefesa apresentadas pelo grupo de crianças a diretora fez apenas breves esclarecimentos.

Fotos: Adriana Crispim -  Goiânia, 17 de maio e 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)