15 de jan. de 2014

Luto: movimento negro perde Oraida Abreu

Oraida e filho

 

É com pesar que informamos o falecimento da psicóloga Oraida Machado de Abreu. O velório será realizado hoje, dia 15 de janeiro, na sala de Velórios II da funerária Paz Universal (Avenida Castelo Branco, 918, Setor Coimbra próximo da Praça do Cigano), a partir das 17h30. O sepultamento será nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, no Cemitério Vale Da Paz, às 15h.

Oraida atuava na interface da Psicologia com os movimentos sociais e participou como palestrante em diversos eventos organizados pelo CRP-09. Ela foi coordenadora de Disseminação de Informações do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra – Fundação Cultural Palmares/Minc.


Goiânia – Faleceu na noite desta terça-feira (14/01) em Goiânia, vítima de câncer, a psicóloga e militante do movimento negro, Oraida Abreu, ex-dirigente da Fundação Palmares e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da Presidência da República.

A morte de Oraida provocou manifestações de pesar por todo o país. Denise de Paula Pacheco, de Belo Horizonte, escreveu na sua rede social. "Aos meus amigos e amigas que trabalhamos juntos em Brasília e dos demais estados que tivemos a oportunidade de conviver com a nossa querida Oraida Abreu que se encontrava doente, e hoje a tarde ela fez sua passagem para Orun. Oraida querida, obrigada pela oportunidade de conviver e trabalhar com você, sua solidariedade e companheirismo", afirmou.

Makota Celinha Gonçalves Souza, também de Minas Gerais, expressou sua dor desta forma: "Fiquei sem palavras. Oraida sempre foi muito parceira, sensível, gentil e calorosa quesitos que tanta falta faz no nosso meio. Vai em paz, Oraida. Que sua estrela continue a brilhar em outras dimensões", afirmou. Silvana Veríssimo, de S. Paulo, lamentou a perda da amiga. "Muito triste, triste mesmo. Pessoa maravilhosa era Oraida", afirmou.

Quem foi

A última função de Oraida na Fundação Cultural Palmares foi a chefia da Coordenação de Disseminação de Informações do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC). Durante seis anos ela exerceu funções técnicas e de direção na SEPPIR. A ativista tinha mestrado em Ciências Ambientais e de Saúde e defendeu a dissertação sob o título "Comunidade Quilombola Mesquita: Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial – Em busca da Equidade".

Em seu estudo, ela observou que embora a comunidade Mesquita fique próxima de grandes centros urbanos, como Brasília e Goiânia, enfrentava os mesmos problemas que outras remanescentes de quilombos: dificuldade de acesso à políticas públicas.

 


Fonte: GRUPO DE MULHERES NEGRAS MALUNGA

Notícia postada pelo CRP 09, em 15 de janeiro de 2014 - foto capturada no perfil de Julio Dos Santos (filho de Oraida Abreu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)