12 de dez. de 2012

A EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS: QUEM ENSINA A VIOLÊNCIA? artigo de Lidia Natalia Dobrianskyj Weber

Divulgando o artigo “A EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS: QUEM ENSINA A VIOLÊNCIA?”

"Não tenho um caminho novo,
o  que trago de novo é o
jeito de caminhar..."
(Thiago de Mello)

“Muitas vezes os pais perdem sua paciência e espancam seus filhos. Podem estar com medo, com ansiedade e não saber o que fazer, então pensam que estão educando ao dar uma surra em seu filho. Imagine o seguinte exemplo: a mãe está conversando com a vizinha do seu prédio e vê sua filha de 3 anos de idade debruçar-se na janela do décima andar. Nesse momento de ansiedade a mãe pode correr para a filha, tirá-la de lá, e como está muito preocupada, sem saber o que fazer, com um pouco de culpa por não ter olhado melhor para o quê a filha estava fazendo, dá-lhe uma surra. A mãe diz que a surra vai servir para que a criança lembre do momento de  perigo e que, apesar de “doer mais em mim do que nela”, deve fazer isso para o “próprio bem da filha”. Veja só, na verdade, esta mãe estava sem saber o que fazer e extremamente nervosa com a situação de perigo. Com a surra, ela conseguiu somente aliviar a sua angústia e raiva, mas em nada ajudou a sua filha.

Acesse o artigo completo AQUI

 

 

Dra. Lidia Weber

 

 

 

 

Lidia Natalia Dobrianskyj Weber 

 

 

Professora titular do Departamento de Psicologia da UFPR desde 1982, atuando como Professora da Graduação e da Pós-Graduação. É especialista em Antropologia Filosófica e em Origens Filosóficas e Científicas da Psicologia pela Universidade Federal do Paraná,além de Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Iniciou seus estudos e pesquisas a respeito do Abandono, Institucionalização e Adoção em 1989, tendo publicado os seguintes livros: Filhos da Solidão: Institucionalização, Abandono e Adoção; Aspectos Psicológicos da Adoção, Laços de Ternura: Pesquisas e histórias de adoção, entre outros títulos. Coordena, ainda, o Laboratório do Comportamento Humano da UFPR e o Projeto Criança: Desenvolvimento, Educação e Cidadania. Psicóloga, Professora da UFPR (graduação e pós-graduação)  e Coordenadora do Projeto Criança, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP; membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OABPR -

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