19 de mai. de 2012

“Não cunhem nelas a tirania, eu vou denunciar!”, diz poema de Elisa Lucida

 

Adornos tribais 1

Para o poeta Mário Quintana “Um bom poema não é o que a gente lê, mas o que lê a gente”.

 

 

Adornos tribais 7

E foi com um bom poema que Elisa Lucinda arrebatou os participantes da solenidade de entrega do Prêmio Neide Castanha 2012. E é com esse comovente poema que inicio a postagem de domingo. 

 

 

Meninos José

Toda criança me arrebata.

Toda criança, por me olhar,

me arregaça as mangas do amor

e dele, desse amor, morro de emoção.

Há nisso mais do que o fato

de criança ser igual a flor,

mais do que criança ser da vida

a metáfora das coisas e seu verdadeiro valor.

Vejo José pousando sobre a casa,

as asas dele mudam o episódio lar.

Abraço o José em todo riso

e mesmo quando não o tenho no

colo o tempo todo...

evento de criança soprando a casa!  

Eu fico com as pernas bambas

quando quem me aponta é uma criança. José é Júlia, também Carolina, também Pedro, também

Clara, também Olívia, também Antônio, também Valentina,

também Lina, também João, também Luísa,também

Nicolau, também Juliano, Guilherme, Diogo, Jonas, Mayara,

Vinícios, Leon, Irene, Natássia...

José é todas as galáxias de meninos,

porque são só verdades,

belas verdades,

límpidas eternidades,

futuros mundos.

Belas!  

Tenho vontade de defendê-las

das injustiças dos ditos maiores,

dos esticados que,

aprisionados,

querem aprisionar.

Por todo o sempre e agora,

toda criança quando chora,

respondo: que foi?

Quem não te tratou direito?

(Toda criança quando chora

acho que me diz respeito.)  

Quero as palavras delas,

a nitidez sublime das conversas

delirantes e sábias,

quero os descobrimentos que trazem

em sua transparência natural!

José voa na casa e eu pulso

no ventre como uma grávida perene,

meu Deus, todo filho do mundo

é um pouco filho meu!  

Como me amolece o coração

barulho-som de grito de infância

no colégio de manhã!

Como é para o meu frio, lã,

uma mãozinha pequenina

dizendo pra mim dos caminhos...,

elaçadinha dentro da minha,

como o dia carregando a noite e seu luar,

e aquela vozinha sem gastar,

me pedindo com carinho e desamparo:

me leva lá?  

Não mimem crianças em vez de amá-las,

para não adoecê-las,

para não encouraçá-las!

Não oprimam crianças na minha frente,

vou interferir, vocês vão se danar,

vou escancarar!

Não usem criança na minha presença,

tomarei o partido delas,

não terão minha parcimônia,

não vou compactuar!

Não cunhem nelas a tirania,

eu vou denunciar!

Sou maternal de universo,

mil crianças caminham comigo!

Sou árvore cuja semente

se chama umbigo.

Ai... toda criança quando grita mamãe,

respondo: que foi?

(Acho que é comigo!) 

Prêmio Berta Lutz - Elisa Lucinda se formou em jornalismo, profissão que exerceu na sua cidade natal, Vitória do Espírito Santo, até se mudar para o Rio de Janeiro, há 21 anos. Desde então imprime sua marca como atriz atuando para teatro, cinema e televisão.<br />Em 1995 publicou seu primeiro livro de poesia “O Semelhante” e suas poesias tomaram os palcos durante seis anos com este, que foi o primeiro espetáculo-poesia de uma série de sucessos que surpreendem os espectadores do Brasil e do exterior.
Elisa Lucinda

 

 

Adornos tribais 5

 

 

Acesse as fotos da Solenidade de entrega do Prêmio Neide Castanha 2012 nos links abaixo:

Malú Moura - Prêmio Neide Castanha 2012

Beijos e abraços na Malú Moura - Prêmio Neide Castanha 2012

 

 

Saiba mais sobre a Solenidade de entrega do Prêmio Neide Castanha

Ministra pede mobilização nacional pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes

 

Adornos tribais 3

 

Veja ainda o debate que a TV Câmara promoveu sobre  a erotização precoce e o papel da mídia

Debatedoras:
Iolete Ribeiro -  presidente do Conselho Regional de Psicologia de Manaus, Amazonas
Raquel Moreno - representante do Observatório da Mulher
Cenise Monte Vicente - presidente do Conselho da Agência de Notícias dos Direitos da Infância

 

As fotos das crianças africanas postadas acima são uma homenagem a três extraordinárias descendentes da nossa grande Mãe África: Elisa Lucinda, Malú Moura e Iolete Silva.

Fotos enviadas por José Carlos Lima em 15 de abril de 2012. Veja mais fotos AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)