15 de mai. de 2012

Maria Luiza Moura - psicóloga goiana, receberá o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos

 

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena..."

Malu na entrega do Oscar

Malú Moura, como é mais conhecida, há mais de duas décadas atua na área dos direitos humanos de crianças e adolescentes, como pesquisadora coordenou uma série de publicações sobre o tema da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, foi ainda presidente do Conselho Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CONANDA).

 

O que é o Prêmio Neide Castanha

trab_NeideCastanha_g

 

 

 

Esse prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil.

 

O Prêmio Neide Castanha tem por objetivo homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais.

O Prêmio “Neide Castanha” é uma realização do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes sob a coordenação da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República.

O Prêmio “Neide Castanha” visa reconhecer publicamente pessoas físicas e jurídicas, que mereçam destaque no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, obedecidas às disposições do presente Regulamento.

Na categoria “Cidadania” serão reconhecidas nacionalmente as pessoas que merecerem especial destaque por ações, projetos ou atividades no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, em vida ou postmortem.


A premiação será celebrada em solenidade pública, a ser realizada no dia 18 de maio de 2012 -“Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A Comissão Julgadora do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos reuniu-se na última quarta-feira (9 de maio), para definir os agraciados na segunda edição do prêmio.

A secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo e os membros da Comissão Julgadora parabenizam aos vencedores do Prêmio e agradecem a todas e todos que participaram.

Abaixo a lista dos vencedores:

Boas Práticas – Programa Escola de Conselhos – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;

Cidadania – Maria Luiza Moura;

Produção de Conhecimento  –  Disseminação da Metodologia do Programa de Assistência a Crianças e Adolescentes Vítimas de Tráfico para Fins deExploração Sexual (Projeto Disseminação) – Instituto Aliança com o Adolescente;

Protagonismo de Crianças e Adolescentes – Programa de apoio de Meninos e Meninas (PROAME) – CEDECA Bertholdo Weber;

Responsabilidade Social – Atlantica Hotels International.

 

ALDEIA JUVENIL-20

PARABÉNS Malú, nós goianos temos muito orgulho de você!

Essa é a minha sincera e singela homenagem a você, mulher valente e sensível, e que desde o meu ingresso no curso de psicologia tem sido uma grande referência em minha formação.

Com a música “Maria Maria” faço a minha reverência a você e expresso o meu agradecimento por sua valorosa contribuição à minha formação humana e por seu incansável trabalho na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

 

 

Muito obrigada por ser mais uma MARIA que tem a "estranha mania de ter fé na vida".

 

Abaixo alguns depoimentos de amig@s e companheir@s

“Querida Malu:

Me da mucho gusto saber de ti y del reconocimiento del trabajo que vienes desarrollando contra la violencia hacia las niñas niños y adoñecentes no soplo en Brtasil ya que los actos de tu hacer trasienden las fronteras y llegan a otros lugare s como Mexico. A travez de tu participacion en estos espacios haces que se avance en la visibilizacion de esta problematica que aqueja a nuestos niños y ese premipo es un reconocimiento justo por eso te felicitamos con gran alegria y cariño. Un saludo cariñoso y un beso de mi parte y de parte del Equipo de Infanca Común” (Mayra)

Mayra Rosalinda Rojas Rosas
Directora de Infancia Comùn A.C.
Medellin #33 Col Roma Del Cuahutemoc.

 

“FELICIDADES MALÚ!!!! Querida Malú, me da mucho gusto el reconocimiento que el gobierno brasileño hará a tu trayectoria y tu entrega. Te mando un abrazo. Ojalá puedas compartirnos fotografías y noticias para que podamos subirlas a la página del observatorio, pues es una gran noticia. Saludos.” (Oscar Castro)

Professor Oscar Castro – Universidad Ibero Americana de Puebla de México e presidente de el oervatorio latinoamericano de trata e trafico de personas

 

“Querida Malú.

A sabedoria da Comissão que escolheu você como uma das  agraciadas com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos,  deve ser saudada com entusiasmo por todos nós que tivemos  o privilégio de trabalhar com Neide e com você em algum  momento de nossas vidas.
Duas grandes brasileiras que se merecem, por toda o engajamento  em ações concretas por nossas crianças e adolescentes, e que  serão sempre exemplo para os que almejam uma nova sociedade.
Parabéns de sua admiradora”,
Elisabete Borgianni

Elizabeth Borgianni ex presidente do conselho federal de serviço social

“Malú, bom dia!

É com muito entusiasmo que lhe parabenizo por este prêmio “Neide Castanha”, pois você com este teu jeito meigo, de uma ternura imensurável, é mais do que merecedora deste prêmio, sempre imbuída e defensora dos direitos humanos de crianças e adolescentes, e este prêmio só reafirma a sua dedicação e seu comprometimento... Pense, se nós estamos felizes, imagine cada criança e adolescente.....Que DEUS continue lhe abençoando e iluminando nesta missão árdua hoje e sempre. Muita saúde, paz, e muita luz em tua vida.

Abraços”,

Ana Paula

Rede Salesiana – CESAM/GO e Fórum DCA/GO

Um comentário:

  1. Querida Malú celebro contigo este reconocimiento a tu trabajo y a "tu clara sencillez de alma"...

    "...pero soy siempre yo, asentado sobre los mismos pies. El mismo siempre, gracias al cielo y a la tierra y a mis ojos y oídos atentos
    y a mi clara sencillez de alma...". Fernando Pessoa


    ABrazos grandes desde Colombia!

    Jakeline Vargas Parra
    Instituto de Estudios Políticos
    Universidad Autónoma de Bucaramanga-Colombia

    ResponderExcluir

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)