14 de mai. de 2012

I Seminário de Educação da Paz: Estudos, Pesquisas e Vivências - SME Goiânia

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento Pedagógico, dá início nesta terça-feira, 15, ao “I Seminário de Educação da Paz: Estudos, Pesquisas e Vivências”, a partir das 7h30, no Teatro Madre Esperança Garrido, localizado no Setor Central. Participarão do encontro cerca de 500 profissionais entre professores, dirigentes, coordenadores e servidores da rede municipal.

O objetivo do seminário é discutir com os profissionais da Educação as estratégias de prevenção, enfrentamento e acompanhamento dos casos de conflito e violência nas unidades educacionais, com a disseminação de ações pacíficas de convivência, diálogo, partilha, cooperação e solidariedade.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, é importante que a rede estimule a paz com espaços de aprendizagem e formação do indivíduo. “Promover espaços de diálogo com os profissionais da educação e a sociedade significa oferecer instrumentos necessários para possibilitar a aprendizagem de uma cultura de paz no município de Goiânia”, afirma.

Programação
O encontro, que será desenvolvido nos dias 15 e 16, é composto de apresentações culturais de teatro, música e dança e a realização de quatro mesas. Serão discutidas as temáticas: concepções de cultura da paz, drogadição e prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida numa perspectiva da paz e mediação de conflito.

Integram a primeira mesa, às 8h30, as professoras Nádia Maria Badué Freire da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Solange Martins Oliveira Magalhães da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Participam também a psicológa Lydia Rebouças e o representante da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul, Ricardo Cesar Dornelles.

Assunto: Abertura do I Seminário de Educação da Paz
Data: 15 e 16 de maio
Horário: a partir das 7h30
Local: Teatro Madre Esperança Garrido (Av. Contorno, n° 63, Setor Central)
Contato: Assessoria de Comunicação da SME – 3524-5054 / 8960,
e-mail epazsmegyn@gmail.com

 

folder EPAZ curvas

folder EPAZ curvas2

Entende-se por educação da paz “as iniciativas alusivas à cultura da paz, valores humanos, igualdade racial, direitos humanos, educação ambiental, sustentabilidade, relações humanas, ética, diálogo interreligioso e transreligioso, mediação escolar, conciliação e resolutividade de conflitos ou violências de forma pacífica, educação integral, participativa e democrática, saúde integral e qualidade de vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)