10 de nov. de 2011

Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins apoia o Projeto de Lei 7672/2010

 

Coração de Crianças

Vamos todos juntos nessa luta: CRP-09 faz carta de apoio à Rede Não Bata Eduque

A plenária do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins aprovou  no dia 04 de novembro de 2011, por unanimidade, o apoio oficial ao Projeto de Lei  7672/2010, que estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou tratamento cruel e degradante.

Trecho da Carta:

Os riscos à vida e ao desenvolvimento físico e mental decorrentes dessa prática educativa são tão críticos que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu um prazo para que os 193 países que ratificaram a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes alterem ou ajustem suas legislações no sentido de proibir qualquer forma de castigo físico e humilhante no cuidado e na educação de crianças e adolescentes. Além das alterações no plano legal, a ONU cobra dos Estados parte da estruturação de políticas públicas que apoiem as famílias, fortalecendo-as e capacitando-as para que essas superem as práticas educativas violentas, como os castigos físicos e humilhantes.

No entendimento do jurista Paulo Afonso Garrido de Paula, “a opção pela paz, nas esferas mínimas do cotidiano, é o sinal mais claro da civilidade de um povo.” A partir da convicção de que os direitos humanos devem habitar todos os espaços, públicos e privados, o PL 7672/2010 busca assegurar o direito de crianças e adolescentes terem sua dignidade e sua integridade física respeitadas, por meio de uma educação livre dos castigos físicos e humilhantes, ou seja, com base em estratégias disciplinares positivas. Em sintonia com o postulado de Paulo Afonso, o PL 7672/2010 pretende ser mais um instrumento de promoção do fortalecimento dos vínculos familiares por meio de práticas educativas que favoreçam o diálogo, a tolerância e a paz na delicada e essencial relação entre pais e filhos.

Nesse sentido, o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins se une ao movimento da sociedade civil que visa assegurar a toda criança e adolescente o direito de crescerem e se desenvolverem livres de práticas punitivas e disciplinares que causam dor, sofrimento e humilhação.

Wadson Arantes Gama

 

 

Wadson Arantes Gama

Presidentes do CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 9ª Região Goiás/Tocantins - Gestão Pluralidades: “Psicologia ética, transparente e socialmente responsável”

 

Acesse o texto completo da carta AQUI

Composição do VII Plenário - Pluralidades

DIRETORIA
Presidente: Wadson Arantes Gama
Vice-presidente: Sandra Valéria Nogueira Alves Silva
Secretário:  Elias Rodrigues de Souza 
Tesoureira: Gerley Lopes Cardoso

Conselheiros Efetivos
Christine Ramos Rocha 
Eriko Netto de Lima 
Kathia Nemeth Perez
Mara Cristina Pacheco Suassuna
Raimundo Rocha Medrado Júnior

Conselheiros Suplentes
Anita Coelho dos Santos
Antônio Roberto de Melo Ferreira
Danielle Cota Couto 
Glauce Kelly Ferreira
José Henrique Lopes da Silva
Júlia Cristina de Almeida Braz
Luciene Campos Falcão Silveira
Valterci Vieira
Ivancesar Leal de Souza

 

Acesse a carta AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)